segunda-feira, 19 de março de 2007

OGM e Ambiente

Haverá algum risco ambiental inerente às tecnologias de DNA em si mesmas? Para começar, lembremo-nos que os OGM não são necessariamente transgénicos , isto é, nem todos receberão genes de outras espécies. è também um OGM um organismo a que se tenha simplesmente alterado ou desactivado um gene, e isso acontece constantementena Natureza, sem risco ambiental implícito.

Quando estes produtos são organismos transgénicos, os riscos ambientais inerentes são uma realidade: os transgénicos são situações novas para ecossistemas naturais e de previsibilidade difícil a longo prazo.


Consequências ambientais

Teoricamente, os transgénicos podem ir ao ponto de se converterem em pragas. Depois, há o risco de transferência horizontal dos genes introduzidos para espécies não alvo, pelas mesmas vias biológicas que podem transpor genes entre espécies na Natureza; há o risco de disseminação indesejada ou hibridação dos transgénicos (por exemplo através do pólen); etc.

Para lá dos riscos, é importante não esquecer que as biotecnologias, incluindo as de modificação genética, podem também trazer inovações benéficas para o ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Para tirarmos o máximo proveito da engenharia genética, convém que a usemos com a maior precaução; avancemos caso a caso quando a avaliação indique uma muito razoável segurança; adiemos o uso em caso de dúvida; abandonemos caso a caso quando se concluir pôr uma considerável insegurança.



Retirado de: "Ar Livre" nº10

Sem comentários: