terça-feira, 23 de janeiro de 2007

A adopção de plantas transgénicas cresceu 13% no mundo em 2006

Mais de 9,3 milhões, ou 90% dos agricultores que cultivaram plantações transgénicas no ano passado, são pequenos produtores de países em desenvolvimento, o que representa um impacto socioeconómico e ambiental significativo nas regiões onde a biotecnologia foi aplicada.
.

Dados 2006

- a área global de plantações transgénicas cresceu 12 milhões de hectares ou 13%, atingindo 102 milhões de hectares.



- a quantidade de agricultores que adoptaram as variedades transgénicas chegou a 10,3 milhões, contra 8,5 milhões em 2005.



- 51 países, de alguma forma, adotaram as variedades transgénicas: 22 países cultivaram plantações transgénicas no ano passado, enquanto outros 29 aprovaram a importação de variedades transgénicas para consumo humano ou animal.



Principais centros de crescimento

Américas: Os Estados Unidos continuam a direcionar o crescimento na América do Norte e em todo o mundo, sendo responsáveis pelo maior aumento absoluto em tamanho de área, em 2006, com a adição de 4,8 milhões de hectares. O Brasil lidera o crescimento na América do Sul com um aumento de 22%, totalizando 11,5 milhões de hectares de soja e algodão transgénico, este comercializado pela primeira vez em 2006.




Ásia: A Índia está emergindo como o principal líder na Ásia. O país registrou o aumento percentual mais substancial em 2006: 192% ou 2,5 milhões de hectares, totalizando 3,8 milhões de hectares. Tal facto representa um salto de duas colocações na classificação mundial, o que confere à Índia o quinto lugar na produção mundial de plantas transgénicas, ultrapassando a China pela primeira vez.




África: A África do Sul teve avanços significativos no ano passado liderando o avanço do continente africano ao, praticamente, triplicar a sua área de plantação de variedades transgénicas. Notoriamente, o ganho veio do milho branco Bt, usado primariamente para alimento, e do milho amarelo Bt, usado para ração de animais.




Europa: O crescimento também continua em países da União Europeia, onde a Eslováquia se tornou o sexto país da União Europeia, dentre os 25, a cultivar plantações geneticamente modificadas. A Espanha continua a liderar o continente, cultivando cerca de 60 mil hectares em 2006. No entanto, outros cinco países da União Europeia divulgaram um aumento de cinco vezes nas plantações, de 1.500 hectares em 2005 para cerca de 8.500 hectares em 2006.




Fonte e artigo completo em: http://www.cib.org.br/em_dia.php?id=819

1 comentário:

Anónimo disse...

olá. chamo-me nuno e sou de fafe. o meu grupo de AP também está a tratar do tema transgénicos assim como agricultura biológica. também temos um blog
transbio07.blogspot.com mas deixem que vos diga o vosso blog está demais. contudo penso que deviam exprimir mais as opiniões pessoais
xau